TWB diverge de
falhas apontadas em processo e diz que irá cumprir prazo
Secretaria abriu
processo para declarar a caducidade do contrato de concessão da administração
da travessia
A concessionária
TWB Bahia S/A divulgou um comunicado, nesta sexta-feira (10), sobre o processo
administrativo aberto pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia
(Seinfra). O objetivo do processo é declarar a caducidade do contrato de
concessão firmando a TWB como administradora da travessia Salvador-Itaparica.
A caducidade
ocorre quando um contrato perde validade por algum motivo - no caso, segundo o
governo, por conta do descumprimento de exigências contratuais por parte da
TWB. A empresa ainda poderá apresentar defesa para evitar o cancelamento.
No comunicado, a
TWB diz que “seguirá trabalhando para cumprir a determinação imposta pelo poder
público, dentro do prazo estabelecido e administrando o sistema ferry boat”. A
empresa relata, no entanto, que as regras no aditivo contratual foram
analisadas pelo departamento técnico da empresa, que diverge de alguns itens.
De acordo com a
Seinfra, durante um diagnóstico feito pelo governo a cada cinco anos
"ficou latente o não cumprimento de condições mínimas exigidas em contratos”.
Um prazo de 15
dias, contados a partir de 7 de agosto, foi estabelecido para a TWB apresentar
uma defesa por conta das falhas. De janeiro a julho deste ano, a empresa
recebeu 414 multas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de
Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A maior parte das
multas, que totalizaram R$ 2.271.063, foi por conta de atrasos.
A TWB Bahia também
diz no comunicado que “espera chegar a uma solução para que todos os ajustes
necessários sejam firmados” e que, até a próxima semana, a frota contará com
seis barcos aptos para a navegação.
Exigências
descumpridas
A Agerba, para
cumprir a exigência contratual de uma revisão no sistema a cada cinco anos,
contratou uma consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis,
Atuariais e Financeiras (Fipecafi) para fazer uma avaliação do caso.
Segundo o
diagnóstico dado, a TWB encontrará dificuldades para continuar atendendo ao
serviço de travessia por não cumprir as cláusulas contratuais. O "mínimo
aporte financeiro" da empresa também é apontado como uma dificuldade para
seguir prestando o serviço.
By: Correios BAHIA
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