Pelo Prazer de ler


Sinopse - Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver
Para falar de Kevin Khatchadourian, 16 anos – o autor de uma chacina que liquidou sete colegas, uma professora e um servente no ginásio de um bom colégio dos subúrbios de Nova York –, Lionel Shriver não apresenta apenas mais uma história de crime, castigo e pesadelos americanos: arquiteta um romance epistolar em que Eva, a mãe do assassino, escreve cartas ao marido ausente. Nelas, ao procurar porquês, constrói uma reflexão sobre a maldade e discute um tabu: a ambivalência de certas mulheres diante da maternidade e sua influência e responsabilidade na criação de um pequeno monstro. Precisamos falar sobre o Kevin discute casamento e carreira; maternidade e família; sinceridade e alienação. Denuncia o que há de errado com culturas e sociedades contemporâneas que produzem assassinos mirins em série e pitboys. Um thriller psicanalítico no qual não se indaga quem matou, mas o que morreu. Enquanto tenta encontrar respostas para o tradicional “onde foi que eu errei?” a narradora desnuda, assombrada, uma outra interdição atávica: é possível odiarmos nossos filhos?

Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver


O Nervo da Noite - João Gilberto Noll

 O que se pode fazer diante da “ânsia de querer o inexplicável”? Tal é o questionamento com que se depara o jovem protagonista de O nervo da noite, história que fala do ritual de passagem da adolescência para a vida adulta. De forma lírica e comovente, o livro retrata as transformações pelas quais todos passamos nesse período crítico da vida, em que se alternam medo e coragem, dúvida e decisão, até que encontremos o caminho que definirá aquilo que somos.

O Nervo da Noite - João Gilberto Noll







A mocinha do Mercado Central
Stella Maris Rezende
 
Maria Campos. Este era o nome completo da mocinha do interior de Minas Gerais. Pouco, pensava ela. Principalmente se comparado ao da amiga Valentina Vitória Mendes Teixeira Couto. Faltava-lhe o sobrenome do pai, já que fora concebida em uma circunstância trágica. Mas o que pode representar de fato um nome? Valentina, a quem Maria no princípio achara meio enxerida, e que acabou por se tornar uma grande amiga, sabia de cor o significado de todos eles. Da situação adversa, Maria tirou a ideia que a colocaria em uma sequência de aventuras: adotaria em cada lugar por onde passasse uma personalidade que correspondesse ao sentido do nome escolhido.

Este é o enredo do livro de Stella Maris Rezende, com ilustrações de Laurent Cardon e uma participação especial do ator Selton Mello, que não apenas faz a apresentação, como também aparece na história como referência afetiva para a personagem principal. A mocinha do Mercado Central tem a peculiaridade de se situar entre o romance, que narra o desenvolvimento de um protagonista, e uma sequência de contos que se desenrolam em diferentes cidades por onde ela passa. A obra fala da vida em uma fase de transformações, cheia de descobertas e desafios. Fala, em síntese, do desejo de liberdade que só é alcançado com a coragem de se reinventar a cada nova relação.

Mesmo estando em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Brasília, Maria nunca perde o jeito mineiro. E a narrativa de Stella Maris, cheia de lirismo e imaginação, mantém uma descrição vívida e realista das personagens e lugares, e garante a autora na tradição dos grandes prosadores das Gerais.

 A Bruxa de Abril

Título Traduzido: A Bruxa de Abril: e Outros Contos - Ray Bradbury
Título Original: A Bruxa de Abril: e Outros Contos
Autor: Ray Bradbury
Gênero: Juvenil
Número de páginas: 50
Tamanho máximo: 391 kb
Formatos Disponíveis: .Pdf
Idioma: Português

Este livro reúne quatro contos de ficção científica de Ray Bradbury. A bruxa de abril é a história de uma feiticeira que, aos 17 anos, desperta para o amor, mas não se pode envolver com humanos, senão perde seus poderes mágicos. Seduzida pela curiosidade, entra na mente de uma garota e passa a manipulá-la. Já A sirena do nevoeiro narra a atração de um monstro, adormecido há séculos, pela sirene emitida por um farol. A savana, história de ficção científica, mostra dois jovens obcecados por cenas sangrentas e combates de leões nas savanas africanas, apesar da proibição de seus pais. O outro pé narra a reação de uma sociedade negra que vive em Marte e volta a ter contato com um terráqueo branco após vinte anos.

3 comentários:

  1. ADOREI...LER O CONTO A BRUXA DE ABRIL .
    É MUITO LEGAL E EU RECOMENDO A TODOS

    ResponderExcluir
  2. ADOREI...LER O CONTO A BRUXA DE ABRIL .
    É MUITO LEGAL E EU RECOMENDO A TODOS

    ResponderExcluir