sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Presidente reforça que Paraguai vai usar 50% da energia de Itaipu


Presidente reforça que Paraguai vai usar 50% da energia de Itaipu
Atualmente, Brasil consome 95% da energia da usina

O presidente do Paraguai, Federico Franco, voltou a dizer em coletiva nesta sexta-feira (10) qe o país vai utilizar toda a energia elétrica a que tem direito nas hidrelétricas Itaipu e Yacyretá, compartilhadas respectivamente com o Brasil e com a Argentina.

"Esta decisão não tem volta. Somos donos de 50% da energia em Itaipu e Yacyretá. Não vamos usar nossas dez turbinas em Itaipu da noite para o dia, mas vamos preparar o envio dessa energia para os polos de desenvolvimento", disse Franco.

Considerada uma das maiores do mundo, Itaipu tem 14 mil megawatts de potência. Já Yacyretá produz 3.500 megawatts. O Brasil consome atualmenet 95% da produção de Itaipu.

"Este governo tomou a decisão de lutar para que nós possamos utilizar a energia que corresponde ao Paraguai", disse o presidente, que classificou de "círculo vicioso" a decisão de ceder energia. "A partir de agora vamos estimular a instalação de indústrias para dar trabalho as nossas famílias para fomentar a unidade da família paraguaia", finalizou.

By: Correios BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário