segunda-feira, 16 de julho de 2012

Petrobras nega vazamento de benzeno na Refinaria Landulpho Alves


Petrobras nega vazamento de benzeno na Refinaria Landulpho Alves
Segundo a empresa, o vazamento foi de nitrogênio e não houve danos aos trabalhadores
A Petrobras divulgou uma nota, na noite desta segunda-feira (16), negando que houve vazamento de benzeno na Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a assessoria da empresa, o vazamento foi de nitrogênio, "um gás inerte usado para teste em um duto de uma das unidades da refinaria”.

“O nitrogênio continha traços de hidrocarbonetos e benzeno, perfeitamente enquadrados dentro dos limites estabelecidos na legislação”, diz a nota. Ainda de acordo com a Petrobras, a refinaria está em parada programada para manutenção.

Não houve dano ou risco ao meio ambiente, nem aos trabalhadores da refinaria. Segundo o diretor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Ba), Deyvid Bacelar, o vazamento começou na madrugada da última sexta-feira (13).

De acordo com uma nota divulgada pelo Sindipetro-Ba, mesmo com a autorização de parada das atividades na refinaria, os funcionários só foram liberados após o horário de almoço. Além disso, durante o turno da tarde, a refinaria teria iniciado a execução de um serviço de escavação no local, para identificar os pontos de vazamento dessa linha.

Para isso, foram deslocados seis operários das empresas Tecsonda, Isorel e SC Transportes, que teriam feito o serviço sem qualquer tipo de proteção respiratória e com equipamentos de proteção individual inadequados. Ficando assim, expostos à substância de efeitos cancerígenos.

O Sindipetro-BA solicitou a retirada dos funcionários do local e uma avaliação ambiental com monitoramento de benzeno. Na parada de manutenção, o sindicato informou que encontrou diversas outras irregularidades, que envolvem empresas terceirizadas.

O Sindipetro-Ba disse, ainda, que denúncias formais de negligência com os funcionários por parte da empresa já foram enviadas à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ao Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) e para a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), bem como o pedido de apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (Siticcan) para resolver a situação.
By: Correios Bahia (Jornal)

Um comentário:

  1. gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa do blog, conheço Nova Palma, pois nasci aí, mas atualmente moro em Gandu e sempre que vou aí, visitar alguns parentes percebo que nada de novo aconteceu, um abraço de sua conterrânea!

    ResponderExcluir