Produtos
tecnológicos são apostas para Dia das Mães
Tablets e celulares
com internet são alguns dos objetos mais desejados
Renato Alban
renato.alban@redebahia.com.br
“Panela fica para
casa. Gostaria de ganhar um notebook para levar para o trabalho”. Na véspera do
Dia das Mães, a assistente social Solange Oliveira, 45 anos, é enfática ao
contar o que quer de presente da filha de 17 anos. “As mães querem o presente
para elas e, não, pra casa”, diz Solange.
Assim como a
assistente social, outras mães também não querem saber de panelas, geladeiras
ou artigos decorativos no próximo domingo, dia 12. “Nada de panela, nada para
casa”, enfatiza a aposentada Nilza Reis, 35. Diferente do que os filhos pensam,
elas desejam ser homenageadas com tablets, smartphones ou notebooks de última geração.
A empresária Nena
Moura, 58 anos, por exemplo, coloca em
segundo lugar na sua lista de pedidos um celular com funções avançadas.
“Gostaria de uma viagem para a Europa. Se não der, quero um smartphone. Seria
útil no dia a dia”, diz Nena.
Apesar da onda de
mães high tech, os filhos ainda não se atentaram que as mães não querem mais os
jogos de panela ou eletrodomésticos.
“Não é a cara dela”,
responde a estudante de Enfermagem Natane Carvalho, 21, sobre a possibilidade
de dar um produto de última tecnologia para a mãe. “Ela não liga pra essas
coisas”, opina a subgerente de restaurante Taiane Ramos, 25.
Se os filhos ainda
não notaram a preferência delas, o comércio foi mais rápido e já preparou
promoções. A Papel & Cia do Shopping Barra, por exemplo, já estampou em sua
vitrine “Mães conectadas”. Talvez seja uma tentativa de abrir a cabeça dos
jovens.
“Celular e notebook
estão vendendo mais”, conta Jair dos Santos Silva, vendedor da loja. Lá, o
desejado presente de Solange sai, no mínimo, por R$ 1.234,90. Esse é o preço do
notebook mais barato da Papel & Cia do Shopping Barra.
Antes do mês das
mães, o aparelho, da marca Samsung, custava R$ 1.299. “Minha filha acabou de
conseguir um estágio. Esse já é o maior presente que eu poderia ganhar”,
comemora Solange, sem esquecer que a conquista da filha pode ajudá-la a
realizar o anseio da mãe.
Para quem quiser
fazer um agrado ainda maior, a loja Sony do Salvador Shopping destaca um notebook
Vaio com 4 gigabytes de memória e tela de 14 polegadas. Mas se você acha que é
nas configurações do computador que a Sony aposta para conquistar as mães,
saiba que a loja tem um trunfo: ele é rosa. “É um notebook com estilo”, diz
Lucas Araújo, vendedor.
Outro produto que a
marca colocou na vitrine – e em promoção – é a câmera fotográfica DSC-TF1. Ela
tem até versão rosa, mas desta vez, a
aposta da loja se deve pela resistência do aparelho. “Ela é à prova d’água, resistente
a choques e entrada de poeira. A mãe pode dar para o filho brincar com ela até
na praia, pode deixar cair, entrar no mar que não vai ter problema”.
Essa não é mais a
realidade de Nena, que tem duas filhas adultas. Para se atualizar e continuar
em contato com as filhas, a empresária deseja ganhar um smartphone, o celular
que, além de fazer ligações, acessa a internet, mostra direções por GPS, baixa
aplicativos e tem muitas outras funções. Para quem não deseja gastar tanto para
deixar a mãe mais high tech, a sugestão do smartphone pode ser viável.
Um iPhone 4S custa
R$ 2.099, mas se a mãe não for fã da Apple e do sistema operacional IOS, vale
apostar no Nokia Lumia 520, que custa
R$ 549 na loja da
Nokia do Shopping Iguatemi. O lançamento da marca coreana é o smartphone mais
barato entre os que já vêm com Windows Phone 8. Para quem prefere o sistema
Android, a Samsung sugere o Galaxy S3 Mini. Na loja do Iguatemi, ele sai por R$
1.099.
Segundo o gerente da
Fast Shop do Shopping Salvador, Vivaldo Bispo, os produtos que estão vendendo
mais nos últimos dias são os televisores de tela plana. “É o que mais está
saindo. Mas aí é um presente meia-boca. Os filhos compram mais para eles do que
para as mães”, brinca Bispo.
O vendedor da Fast
Shop, Marcos Muniz, sugere a TV LED
Samsung 32 polegadas, que vai custar para o bolso do filho R$ 999. “Ela não é
muito complexa nem muito grande. É ideal
para as mães que já são idosas e se complicam um pouco com novas tecnologias”, diz Muniz. A TV está
custando R$ 1.299.
A Fast Shop – assim
como outras lojas de eletrônicos – não colocou todas as fichas para o Dia das
Mães em televisores, tablets e smartphones. Uma representante da Nespresso
mostra aos clientes que procuram presentes para o próximo domingo as cafeteiras
da linha. A mais simples custa R$ 399.
Já a Polishop apelou
para a vaidade. “Estamos vendendo muito”, diz Viviane Correia, mostrando a
escova e a prancha da marca Conair que valem, respectivamente, R$ 479,88 e R$
359,88.
Mães buscam se
conectar pelos filhos, diz psicólogo
Um dos motivos que
colaboram para a tendência das mães high tech é justamente o filho, segundo o
psicólogo especialista em consumo e professor de Psicologia da Unifacs Mino
Rios. “As mães se preocupam com os filhos e vão para a internet ver o que eles
estão fazendo”.
Segundo ele, outra
razão – ainda relacionada com a preocupação inerente à maternidade – é a busca
de informação para tentar ajudar os filhos. “Antes, a mãe entregava o filho
para o médico de olhos fechados. Hoje, o especialista tem que se virar nos 30
porque ela já chega praticamente com o diagnóstico”, explica o psicólogo.
Ele esclarece ainda
que as mães que têm entre 20 e 30 anos já cresceram brincando com computadores
e videogames e, por isso, têm mais facilidade em lidar com o mundo virtual. As
mães com mais idade, diz ele, correm atrás para se interar das novas
tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário