quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pelo prazer de ler


A longa marcha dos grilos canibais – de Fernando Reinach
Fiquei meio desapontado com A Longa Marcha dos Grilos Canibais, uma coletânea de artigos do jornalista científico Fernando Reinach publicados no jornal O Estado de São Paulo entre 2004 e 2009. Tenho lido excelentes livros científicos, como A Primate’s Memoir, Stuff, Physics of the Impossible e o ainda não resenhado A Short History of Nearly Everything e o livro de Reinach me pareceu pouco ambicioso em comparação.

Me incomodou que cada texto praticamente se baseia em um único artigo de uma revista científica e o “traduz” em duas páginas para nós leigos. E talvez ver repetidas vezes esse modus operantis ocorrendo acabou ficando cansativo e mal eu começava a me inteirar sobre um assunto que queria saber mais ele já saltava para o próximo.

Eu comecei a fazer as pazes com o livro quando resolvi aceitá-lo pelo que ele é: uma coletânea de artigos. O jornalismo é uma profissão escravizada pelo tempo e é preciso fazer o melhor possível rapidamente e, longe disso ser desculpa para se fazer um trabalho ruim, não há como se aprofundar como em um livro. Esse formato de texto deve funcionar bem sozinho em uma coluna, mas ler um atrás do outro em um livro não caiu muito bem.

Dito isso, alguns dos textos são intrigantes, divididos em grupos como Ambiente, Sexo, Mente, Arte, etc. Gostei particularmente do primeiro de todos, que narra a caça a cabritos que se tornaram praga nas ilhas Galápagos. Me senti vendo a cena de abertura de um filme de ação.

Um bom livro introdutório, mas um que não me deixou com uma impressão muito marcante devido ao escopo jornalístico, com artigos pequenos demais. Deve ser lido como coletânea de artigos, mas há livros mais interessantes sobre ciência por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário