sexta-feira, 9 de março de 2012

Bullying da escola de Nova Palma


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

‘‘É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Colégio Roque Rocha Monteiro (anexo) da comunidade de Nova Palma tornou-se um cenário de bullying. Uma serei de acontecimentos vem marcando a vida de jovens estudantes.

Depoimento da aluna Ângela Claudiano 

Em depoimento a nossa equipe a aluna Ângela da 7ª série fala sobre as situações de bullying sofridas por ela, no Colégio Municipal Roque  Rocha Monteiro (anexo )de Nova Palma,do seu sentimento de desespero perante as ameaças que vem sofrendo dentro da escola por outras alunas e afirma ter pedido ajuda a direção da escola, cuja diretora não deu a mínima importância ao fato  de ter uma aluna sendo ameaçada diariamente dentro do recinto escolar, e disse ainda que isso,começou fora da escola.


Diretora Elisângela Santos de Jesus do colegio Roque Rocha Monteiro (anexo) Nova Palma  nega-se a dar entrevista sobre as constantes e nocivas situações de bullying ocorridas na referida unidade escolar, contudo,  enfatiza que as confusões e entrigas, foi algo que começou fora do recinto escolar, afirmando ainda que a situação estava sobre controle, ( grande equivoco) pois minutos depois, o colegio se transformou em um cenário de violencia explicita e sem controle com agressões físicas e verbais inclusive a funcionários em exercício da função.

  A coordenadora da referida unidade de ensino Flávia, mostrou se, no entanto, bastante receptiva e preocupada com a situação, pois considera o bullying coisa séria,crime previsto na Constituição Federal  e que  a escola enquanto instituição social não pode nem  deve virar as costas para isso,inclusive porque  fatos assim não podem nem devem ser considerados como “coisa de adolescente”. Deixa transparecer ainda, que está disposta juntamente com sua equipe pedagógica a desenvolver projetos com ações voltadas para a conscientização desses alunos infratores, com um trabalho voltado para toda comunidade escolar, visando o fim dessas praticas, não só na escola, mais na própria comunidade. 


                                                                                                                                                                                                                                                                   

5 comentários:

  1. Bulling é um caso sério vio. Veje a que ponto nossa unidade escolar chegou em, cisa que poderia ser evitado desde o começo.

    Agora pense como os pais devem estár se sentindo em. será que temos a plena tranquilidade de mandar seus filhos para escola.

    Ou devemos ter medo de mandolas para que não cheguem com a cara quebrada né. O certo é mandar um boletim para a secretária de edução para que haja um solução ou então iremos mudar o nome de escola para Selva

    ResponderExcluir
  2. MeU Deus eu que não queria estudar nessa escola, alias nessa selva como que um diretora não dá a minima, isso era caso para se resolver entre ela e os pais das vitimas,

    como os pais de outros alunos iár confiar nessa escola em, em que mundo estamos em.

    Vai ver ele só iri tomar providencias depois que um sise ferido ou até morto né.

    E a secretaria de Educação em o conselho tutelar
    fecharam os olhos nesse momento foi . Reage Comunidade...

    ResponderExcluir
  3. Credo Cruzes! tenho até medo de pelo menos passar nesse lugar imagine se vinhe-se um pedra de lá pra cà por que thá parecendo mesmo uma gerra tem que ter atitude da Diretora ela é o que mesmo uma autoridade escolar ou uma boca aberta?

    pq se ela não resolve ela repassa o cargo né ou então tem que por policia em cada sala para que não chegue aesse nivel né

    olha que bulling é um assunto da atualidade e estamos vendo nas noticias aii como é perigosos ese caso de baulling

    galera e estudantes pais vão até a secretaria de educação Gente reclamam exiga mas rigorosidade da parte da direção

    ResponderExcluir
  4. Ei a história não é bem assim! Não é porque a diretora demorou para tomar uma atitude que ela agora vai ser responsabilizada por atitudes de pessoas ignorantes e escravizadas pela violência.Conheço toda a equipe pedagógica dessa escola e garanto que eles além de excelentes profissionais são extremamente comprometidos e só fazem o melhor.

    ResponderExcluir
  5. MEU FILHO QUEM TEM BOCA É PRA FALAR VIU? HÁ CADA UM TEM SUA OPINIÃO SE DIREITO É POSTAR AS NOTICIAS E O NOSSO É COMENTAR, E ER RIDÍCULO MESMO OS PAIS DESSAS CRIANÇAS DEVERIA TIRA-LAS DESSA ESCOLA DE SELVAGENS, PQ NEM TODO MUNDO É O TARZAN PARA SE HABITUAR COM A SELVA...

    ResponderExcluir