quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pensando no Futuro: Moda! Saiba tudo sobre a profissão


Pensando no Futuro: Moda! Saiba tudo sobre a profissão
Postado por: Letícia Greco

Conheça Ana Claudia Tomaz, que fez faculdade na UEM (Universidade Estadual de Maringá) e hoje é assistente de estilo do Grupo Morena Rosa e a estudante de moda Rafaela Keunecke, que estuda na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

Ana Claudia:
 Conte pra gente sobre seu trabalho e o dia a dia

Sou assistente de estilo na empresa da marca Joy, que faz parte do Grupo Morena Rosa, e a marca trabalha com roupas do segmento infantil. Antes de me formar, estagiei um ano em uma empresa em Cianorte, onde adquiri muita experiência.

Meu dia a dia é corrido, pois as coleções exigem muita atenção, dedicação, há muitos detalhes e vários processos a serem feitos até que as peças cheguem prontas ao consumidor. Porém, é muito gratificante ver tudo acontecer e a peça que antes estava apenas no papel está “construída” na sua frente e da maneira que você imaginou.

Qual a maior dificuldade e a maior vantagem da profissão?

A maior dificuldade que considero é montar uma equipe de profissionais, pois há muitos detalhes que não é possível ser feito por uma única pessoa e sim em grupo, onde cada um ajuda em um processo da peça. E a maior vantagem, ser uma área que permite você trabalhar em diversos ramos como estilista, jornalista de moda, modelista, designer, produtora de moda, entre outras e também estar sempre por dentro das últimas tendências.

Qual a dica/conselho que você dá pra quem sonha com esse mundo?

Minha dica é para nunca desistir desse sonho, pois é uma área fascinante que envolve muitas opções de trabalho, há o lado do glamour, onde estão presentes os desfiles, as campanhas, as pesquisas, as criações e há o lado onde se trabalha muito para chegar ao objetivo almejado que despertará o desejo de consumo.

Rafaela:
 O que mais você gosta no curso e o que menos gosta?

Bom como estou no começo ainda não tem algo que eu goste muito e muito menos odeie. Até porque ainda nem tive cadeira de costura e modelagem, que são a minha paixão! Das cadeiras que estou fazendo atualmente, gosto da de Desenho e de História da Moda.

Quais são suas ambições na profissão?

Pretendo trabalhar em todas as áreas da moda, mas principalmente criar uma marca própria, abrir um atelier/loja e vender roupas para pessoas que têm dificuldade em achar peças do seu tamanho em lojas normais. Este foi um grande motivo por ter criado hoje em dia uma lojinha virtual, também tenho muita dificuldade em achar peças do meu tamanho, sou muito pequena e baixinha.

As outras áreas que gostaria de trabalhar seria com produção de moda, stylish, editorias, e até em uma revista bem conceituada (quem não sonha com isso? haha).


Qual a dica que você dá pra quem pensa em fazer esse curso também?

Ao contrário do que muitos pensam fazer faculdade de moda é difícil, exige muito e você tem que correr atrás de tudo. O importante é tentar se destacar desde o começo, participar de concursos, se dedicar nos trabalhos, tentar sempre trazer algo novo, enfim, depende muito de você. Outra coisa superimportante é começar a trabalhar na área desde o inicio, sendo em ateliês, lojas de shopping, revistas, fábricas, etc. Isso é bom para quem tem dúvida do que fazer depois da faculdade.

Você se supreendeu em algum momento com o curso?

Sempre pesquisei muito sobre cursos de moda. Desde 2008 faço cursos extras, como corte e costura, eco design, moda e comportamento etc. Então quando entrei na faculdade já tinha uma noção do que iria encontrar. Uma cadeira que me surpreendeu muito, e que nunca achei que iria gostar, foi a de Tecnologia Têxtil, você aprende tudo sobre tecidos, é legal porque já sei o caimento, qual tecido posso usar no forro, a elasticidade, isso é fundamental na hora de criar uma coleção.

Você tem um blog sobre moda, no que ele te ajuda em relação à profissão?

Ele exige pesquisa e estar sempre antenada no que está acontecendo. Eu sempre fui uma pessoa que adora ajudar todo mundo, dava dicas de moda para minhas amigas, fazia tutoriais para ensinar como costurar uma saia, enfim, juntei tudo isso e montei meu blog. Hoje trabalho em função do blog, e adoro isso, o mais legal de tudo isso é o retorno das leitoras, elas são umas queridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário