domingo, 5 de maio de 2013

Produtos tecnológicos são apostas para Dia das Mães


Produtos tecnológicos são apostas para Dia das Mães
Tablets e celulares com internet são alguns dos objetos mais desejados
Renato Alban
renato.alban@redebahia.com.br

“Panela fica para casa. Gostaria de ganhar um notebook para levar para o trabalho”. Na véspera do Dia das Mães, a assistente social Solange Oliveira, 45 anos, é enfática ao contar o que quer de presente da filha de 17 anos. “As mães querem o presente para elas e, não, pra casa”, diz Solange.

Assim como a assistente social, outras mães também não querem saber de panelas, geladeiras ou artigos decorativos no próximo domingo, dia 12. “Nada de panela, nada para casa”, enfatiza a aposentada Nilza Reis, 35. Diferente do que os filhos pensam, elas desejam ser homenageadas com tablets, smartphones ou notebooks de última geração.

A empresária Nena Moura,  58 anos, por exemplo, coloca em segundo lugar na sua lista de pedidos um celular com funções avançadas. “Gostaria de uma viagem para a Europa. Se não der, quero um smartphone. Seria útil no dia a dia”, diz Nena.




Apesar da onda de mães high tech, os filhos ainda não se atentaram que as mães não querem mais os jogos de panela ou eletrodomésticos.

“Não é a cara dela”, responde a estudante de Enfermagem Natane Carvalho, 21, sobre a possibilidade de dar um produto de última tecnologia para a mãe. “Ela não liga pra essas coisas”, opina a subgerente de restaurante Taiane Ramos, 25.

Se os filhos ainda não notaram a preferência delas, o comércio foi mais rápido e já preparou promoções. A Papel & Cia do Shopping Barra, por exemplo, já estampou em sua vitrine “Mães conectadas”. Talvez seja uma tentativa de abrir a cabeça dos jovens.

“Celular e notebook estão vendendo mais”, conta Jair dos Santos Silva, vendedor da loja. Lá, o desejado presente de Solange sai, no mínimo, por R$ 1.234,90. Esse é o preço do notebook mais barato da Papel & Cia do Shopping Barra.

Antes do mês das mães, o aparelho, da marca Samsung, custava R$ 1.299. “Minha filha acabou de conseguir um estágio. Esse já é o maior presente que eu poderia ganhar”, comemora Solange, sem esquecer que a conquista da filha pode ajudá-la a realizar o anseio da mãe.

 

Para quem quiser fazer um agrado ainda maior, a loja Sony do Salvador Shopping destaca um notebook Vaio com 4 gigabytes de memória e tela de 14 polegadas. Mas se você acha que é nas configurações do computador que a Sony aposta para conquistar as mães, saiba que a loja tem um trunfo: ele é rosa. “É um notebook com estilo”, diz Lucas Araújo, vendedor.

Outro produto que a marca colocou na vitrine – e em promoção – é a câmera fotográfica DSC-TF1. Ela tem até  versão rosa, mas desta vez, a aposta da loja se deve pela resistência do aparelho. “Ela é à prova d’água, resistente a choques e entrada de poeira. A mãe pode dar para o filho brincar com ela até na praia, pode deixar cair, entrar no mar que não vai ter problema”.

Essa não é mais a realidade de Nena, que tem duas filhas adultas. Para se atualizar e continuar em contato com as filhas, a empresária deseja ganhar um smartphone, o celular que, além de fazer ligações, acessa a internet, mostra direções por GPS, baixa aplicativos e tem muitas outras funções. Para quem não deseja gastar tanto para deixar a mãe mais high tech, a sugestão do smartphone pode ser viável.

Um iPhone 4S custa R$ 2.099, mas se a mãe não for fã da Apple e do sistema operacional IOS, vale apostar no Nokia Lumia 520, que custa

R$ 549 na loja da Nokia do Shopping Iguatemi. O lançamento da marca coreana é o smartphone mais barato entre os que já vêm com Windows Phone 8. Para quem prefere o sistema Android, a Samsung sugere o Galaxy S3 Mini. Na loja do Iguatemi, ele sai por R$ 1.099.

Segundo o gerente da Fast Shop do Shopping Salvador, Vivaldo Bispo, os produtos que estão vendendo mais nos últimos dias são os televisores de tela plana. “É o que mais está saindo. Mas aí é um presente meia-boca. Os filhos compram mais para eles do que para as mães”, brinca Bispo.

O vendedor da Fast Shop, Marcos Muniz, sugere a  TV LED Samsung 32 polegadas, que vai custar para o bolso do filho R$ 999. “Ela não é muito  complexa nem muito grande. É ideal para as mães que já são idosas e se complicam um pouco com  novas tecnologias”, diz Muniz. A TV está custando R$ 1.299.

A Fast Shop – assim como outras lojas de eletrônicos – não colocou todas as fichas para o Dia das Mães em televisores, tablets e smartphones. Uma representante da Nespresso mostra aos clientes que procuram presentes para o próximo domingo as cafeteiras da linha. A mais simples custa R$ 399.

Já a Polishop apelou para a vaidade. “Estamos vendendo muito”, diz Viviane Correia, mostrando a escova e a prancha da marca Conair que valem, respectivamente, R$ 479,88 e R$ 359,88.

Mães buscam se conectar pelos filhos, diz psicólogo

Um dos motivos que colaboram para a tendência das mães high tech é justamente o filho, segundo o psicólogo especialista em consumo e professor de Psicologia da Unifacs Mino Rios. “As mães se preocupam com os filhos e vão para a internet ver o que eles estão fazendo”.

Segundo ele, outra razão – ainda relacionada com a preocupação inerente à maternidade – é a busca de informação para tentar ajudar os filhos. “Antes, a mãe entregava o filho para o médico de olhos fechados. Hoje, o especialista tem que se virar nos 30 porque ela já chega praticamente com o diagnóstico”, explica o psicólogo.

Ele esclarece ainda que as mães que têm entre 20 e 30 anos já cresceram brincando com computadores e videogames e, por isso, têm mais facilidade em lidar com o mundo virtual. As mães com mais idade, diz ele, correm atrás para se interar das novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário