terça-feira, 27 de março de 2012

Faroeste do século XXI


Além de estranho é no mínimo ridículo o que esta acontecendo em Nova Palma nos dias atuais, o que outrora era um lugar calmo, pacato de gente simples, acolhedora e feliz se transformou em um palco de indizíveis mazelas, violência aos extremos e o que é ainda pior o apadrinhamento, a cultura do tudo é permitido.
Nova Palma vive hoje uma seqüência de atos violentos de origens e categorias diversas, é o bullyng que utiliza a escola como principal disseminador de sua atitude perversa, desumana e ilegal, sucessivos atos de agressões  de crianças,adolescentes e adultos.
É a invisibilidade da lei do silêncio, pois nos finais de semana ninguém consegue dormir com a musica alta e completamente fora dos limites de horário e decibéis permitido por lei,é adolescentes e adultos que transformam as ruas e até a praça em lugares extremamente perigosos,pois circulam com carros e motocicletas em alta velocidade pelas vias públicas e muitas vezes com o motorista embriagado e sem habilitação.
E como se esse cenário fosse pouco assustador temos ainda um policiamento somente aos finais de semana, ou seja, somente na noite de sábado ou no dia de domingo, com hora para chegar e ir embora deixando a criminalidade com um roteiro dos dias e horários nos quais pode agir.isso sem contar no trabalho limitado dos mesmos já que correm o risco de como em todo povoado minúsculo terem políticos envolvendo se em seu trabalho.
O  cenário aqui é dos piores possíveis, ainda há poucos minutos atrás pessoas se envolveram em uma briga no meio da rua,onde uma delas até arma portava isso tudo em vias públicas a poucos  metros das escolas, e a população sem a quem recorrer restam poucas alternativas: ou se esconde no interior de suas residências  ou sai e enfrenta o risco, ou pior arruma meios para se defender. 
Recuso-me a acreditar  que enquanto tudo isso  está acontecendo uma população submissa e conformada,assiste a tudo isso dizendo que não podem fazer nada,MEDIOCRES esqueceram sua coragem e sua força?Esqueceram também suas origens e o seu poder?
E por isso tombam desesperados e afogados na crença de DONOS DA SITUAÇÃO DE POVO FELIZ E QUE TUDO ISSO È APENAS UM ENTRE TANTOS OUTROS “BABADOS”.
È por tudo isso que defendo que só existe uma solução possível para tudo isso e se chama EDUCAÇÃO só ela pode mudar os rumos da história de um povo da submissão da ignorância, da violência...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bullying da escola de Nova Palma


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

‘‘É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Colégio Roque Rocha Monteiro (anexo) da comunidade de Nova Palma tornou-se um cenário de bullying. Uma serei de acontecimentos vem marcando a vida de jovens estudantes.

Depoimento da aluna Ângela Claudiano 

Em depoimento a nossa equipe a aluna Ângela da 7ª série fala sobre as situações de bullying sofridas por ela, no Colégio Municipal Roque  Rocha Monteiro (anexo )de Nova Palma,do seu sentimento de desespero perante as ameaças que vem sofrendo dentro da escola por outras alunas e afirma ter pedido ajuda a direção da escola, cuja diretora não deu a mínima importância ao fato  de ter uma aluna sendo ameaçada diariamente dentro do recinto escolar, e disse ainda que isso,começou fora da escola.


Diretora Elisângela Santos de Jesus do colegio Roque Rocha Monteiro (anexo) Nova Palma  nega-se a dar entrevista sobre as constantes e nocivas situações de bullying ocorridas na referida unidade escolar, contudo,  enfatiza que as confusões e entrigas, foi algo que começou fora do recinto escolar, afirmando ainda que a situação estava sobre controle, ( grande equivoco) pois minutos depois, o colegio se transformou em um cenário de violencia explicita e sem controle com agressões físicas e verbais inclusive a funcionários em exercício da função.

  A coordenadora da referida unidade de ensino Flávia, mostrou se, no entanto, bastante receptiva e preocupada com a situação, pois considera o bullying coisa séria,crime previsto na Constituição Federal  e que  a escola enquanto instituição social não pode nem  deve virar as costas para isso,inclusive porque  fatos assim não podem nem devem ser considerados como “coisa de adolescente”. Deixa transparecer ainda, que está disposta juntamente com sua equipe pedagógica a desenvolver projetos com ações voltadas para a conscientização desses alunos infratores, com um trabalho voltado para toda comunidade escolar, visando o fim dessas praticas, não só na escola, mais na própria comunidade.